IGREJA MATRIZ DE CORDINHÃ
Situado a Noroeste do lugar de Cordinhã, 0 edifício e uma construção do tipo Neoclássico de linhas sóbrias e com poucos adornos, dedicada a Santo André, Padroeiro da Freguesia.
Não é conhecida a data da sua fundação, mas sabemos que em 1320 já existia e sabemos que foi reedificada no século XVIII. A torre termina em pirâmide com a altura actual de 20 metros (ap6s acrescento de 2 metros aquando da aplicação dos mostradores do relógio), ergue-se á direita da fachada e é composta por um vitral trabalhado e um amplo portal definido por cantarias em pedra de Ançã, onde se encontra a inscrição de 1716 .(Julga-se ser a data da obra)
CAPELA N-ª S-ª DO Ó - OURENTELA
Esta pequena Capela apresenta um retábulo do século XVIII. No seu interior, guarda as imagens da Virgem com o menino (séc. XV), de S.tª Luzia e de S. Pedro (ambas do séc.XVII), todas trabalhadas em pedra D’Ançã, de estilo mais grave do que as que figuram na Igreja e Capela de N.ª Sr.ª da Saúde.
CAPELA DE N-ª S-ª DA SAÚDE
Esta pequena Capela, localizada no centro do lugar de Cordinhã, (actualmente) apresenta um Retábulo do século XVIII.
No seu interior comtém 3 esculturas em pedra de Ançã:
N.ª Sr.ª da Saúde - Obra do século XV de merecido reconhecimento, mostra uma senhora coroada sentada com o menino, também sentado nos seus joelhos.
S.tª Luzia e S. Pedro- ambas são do século XVII.
Esta Capela foi construída por Francisco Gomes Monteiro e Manuel Ferreira dos Santos no ano de 1864, localizava-se como é referido em registos documentais a seguir apresentados:”… á entrada do dito lugar, vindo das partes de Coimbra…”, a partir “… de uma Capela com paredes Feitas desde tempos antigos …com esmolas dos moradores e á sua custa…” sendo benzida e celebrada a primeira missa no dia de Corpo de Deus de 1864, após autorização do bispo de Coimbra de 25 de Maio de 1864.
MUSEU ETNOGRÁFICO DE CORDINHÃ
• Visite aqui o museu
ADEGA TÍPICA
VINHAS
TRILHOS DE CORDINHÃ