Junta de Freguesia de Cordinhã Junta de Freguesia de Cordinhã

Caracterização

Cordinhã

A freguesia de Cordinhã está situada na zona Leste do Concelho de Cantanhede a cerca de sete quilómetros da Cidade de Cantanhede, sede de Concelho. Com a área de 9,93Km2 e uma população presente de 1 034 pessoas (segundo ultimo levantamento em 2011).

A freguesia é constituida pelos lugares de Cordinhã, Ourentela, Azenha (quase fundida com o lugar de Ourentela) e Rosela, composta por dois pequenos aglomerados de casas.

Esta freguesia tem por vizinhos a freguesia de Ourentã, a Norte, Murtede a Nascente, Portunhos e Barcouço (Distrito de Aveiro) a Sul, e Cantanhede a Poente. Apresenta-se na sua configuração semelhante, à forma abrupta, de um CORAÇÃO HUMANO.

A nível climático, a freguesia apresenta características Mediterrânicas/Atlânticas, defenidas por Verões com dias quentes e noites frescas.

Possui colinas suaves, soalheiras e barrentas, onde se encontram implantadas as vinhas. A vinha é cultivada, predominantemente, em solos de natureza argilosa e/ou argilo-calcária, também denominado de “Bárrios”, donde advém o nome de Bairrada.

Cordinhã no passado, julga-se ter sido antigas praias e terraços fluviais, aparecendo várias notas com referências geológicas às “Areias de Cordinhã” e “Areias de Arazede”, também predominantes nesta Freguesia. De acordo com António Chambel (1987) a região “Terá sido, portanto, uma antiga zona marítima que pouco a pouco, foi sendo preenchida e agora emersa.” Estes arenitos, datados da era Cenozóica, apresentam-se recobertos por terrenos aráveis, planícies, ligeiramente acidentadas, usadas para o cultivo, essencialmente, de batata, milho, nabo e couve. Encontra-se integrada na “Plataforma de Murtede – Cordinhã”, considerada como possivelmente de idade Plaisanciano-Astiano.

Ao nível da Hidrografia, a freguesia é banhada por duas ribeiras: a Ribeira das Forcadas e a Ribeira da Várzea.     

A Ribeira das Forcadas, após a junção com a Ribeira de Pelâmes irá drenar no Rio Vouga, localizando-se a Noroeste da freguesia.

A Ribeira da Várzea, corre no sentido Norte-Sul, localiza-se a Sudoeste de Cordinha e acolhe vários cursos de água, alguns sazonais, indo juntar-se à Vala de Ançã para mais tarde ser acolhida pelo Rio Mondego.

As águas drenam para o Rio Vouga, mais propriamente para a Ria de Aveiro, ou para o Rio Mondego, consoante se encontre a Norte ou a Sul da linha de caminho de ferro, ramal da Figueira da Foz via Pampilhosa, antiga linha da Beira Alta.

 

EQUIPAMENTOS

A rede de transportes públicos é constituída por autocarros diários, que fazem a ligação a Cantanhede e Coimbra. Também nesta freguesia é possível apanhar as velhas automotoras que ainda se passeiam no ramal da Figueira da Foz via Pampilhosa e que por aqui ainda vão parando diariamente.

A nível de desporto, a freguesia está equipada com:

Um campo de futebol de 11, um polidesportivo descoberto (em construção), um polidesportivo coberto, uma pista de atletismo e corta/mato/manutenção, um campo de paint-ball, uma pista de modelismo, um campo de tiro ao prato, um ginásio e circuitos velocipédicos (“os trilhos de cordinhã”)

Cultural.

A freguesia possui ainda um salão polivalente, para apresentações teatrais, colóquios, etc.

A freguesia possui um infantário instalado no complexo escolar com óptimas condições (inaugurado em 2002), assim como ensino primário neste mesmo edifício.

Biblioteca aberta diáriamente com acesso gratuíto á Internet, funcionando nas antigas escolas primárias

No âmbito social e saúde, a freguesia dispõe de um centro social e paroquial com ATL, prestando esta instituição também apoio domiciliário a idosos, assim como um posto de enfermagem a funcionar diariamente das 17h00 ás 19h00. Sendo os cargos com o enfermeiro suportado na totalidade pela Câmara Municipal de Cantanhede. Possui ainda uma farmácia localizada no Largo do Terreiro.

 

ACESSOS

Os acessos á freguesia de Cordinhã, são rápidos e excelentes, graças á sua localização.

Uma das portas de entrada é a partir da localidade da Pena (Entroncamento da Estrada Nacional nº234-1 (Ancã/Cantanhede), voltando via direcção Cordinhã só terá de percorrer 3 KM para chegar a esta freguesia.

Partindo de Cantanhede, direcção á Mealhada ou Vice-Versa pela EN nº 234, na povoação de Ourentã ou nas Sete Fontes voltando a Sul entra de imediato na freguesia de Cordinhã pelo lugar de Ourentela.

Saindo da portagem da Auto-Estrada A1 na Mealhada, segue em direcção de Cantanhede. Passados 5 KM na povoação de Sete Fontes irá encontrar a indicação de Cordinhã e acaba de entrar no lugar de Ourentela, pertencente á freguesia de Cordinhã.

Entrando na Freguesia a Sul, percorrendo a EN 517 (Portunhos/Murtede) irá interceptar esta freguesia após percorrer 4 KM.

 

OROGRAFIA:

As principais elevações,, situam-se em 3 pontos:

Monte do Baloiro, situado a oeste da Freguesia, e tem com 101 metros de altitude.

Monte dos Cumiais, a sudoeste da Freguesia, com e tem 106 metros de altitude (a nascente do campo de futebol).

Quinta do Olival, a leste de Cordinhã com 122 metros de altitude, constituído por uma pequena colina. Este ponto onde se encontra implantado um marco Geodésico, é o ponto mais alto da Freguesia. 

 

ECONOMIA

Cordinhã, inserida na Região da Bairrada, cultiva nos seus solos argilo-calcários a vinha, produzindo vinhos de alta qualidade, sendo posta à prova nos concursos de vinhos de Cordinhã e nas Feiras do Vinho e da Gastronomia.

Ao nível da produção vínica a freguesia com um enorme potencial, encontra-se representada a nível nacional e internacional pela “Quinta de Baixo”.        

A “Quinta de Baixo” merece o nosso destaque pela qualidade dos seus vinhos, tendo sido contemplada ao longo de anos por muitos prémios, atribuídos por várias entidades tais como a Confraria dos Enófilos da Bairrada, tendo conquistado vários 1-º prémios entre tintos e brancos Bairrada.

A revista de vinhos atribuiu o prémio excelência para os vinhos tintos da colheita de 1998 e 2001.

Além do bom vinho esta freguesia de gente humilde e trabalhadora também é rica em terrenos férteis, solos excelentes para a cultura de hortícolas (nabos e couves), milho e batatas.

Tendo por base um artigo publicado no Jornal Independente de Cantanhede em 23 de Julho de 1996 da autoria de Adérito Machado. Dizia assim:”...Neste ano, calcula-se que tinham sido semeados na freguesia de Cordinhã 4.000 sacos de batata de semente; sabendo-se que cada saco produz em média 50 sacos de batatas, então, logo foram produzidos cerca de 200.000 sacos correspondente a 400.000 arrobas; traduzindo para kg dá uma produção de 6.000.000 kg ou seja 6.000 toneladas. Como se constata, podemos seguramente afirmar que Cordinhã é uma das maiores freguesias a nível nacional a produzir batatas...”

Realidade, que actualmente já foi alterada devido ao preço reduzido pago por este tubérculo.

Também a suinicultura teve um maior desenvolvimento na década de 80 e 90 do século passado, sendo actualmente uma importante fonte de rendimento da população activa da freguesia, onde 85% se dedica em exclusivo ao sector primário, essencialmente à agricultura.

© 2025 Junta de Freguesia de Cordinhã. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia